Famosos

Cantor do grupo SHINee deixou carta de despedida sobre depressão e carreira: “A fama nunca foi para mim”

por Victoria Nascimento
há 4 meses

A semana começou em clima de tristeza para os fãs de k-pop. Como informamos na última segunda-feira, 18, Kim Jong-hyun, mais conhecido por seu nome artístico, Jonghyun, líder do grupo SHINee, morreu após ser encontrado inconsciente no apartamento alugado em Cheongdam-dong, distrito de Seul, capital da Coreia do Sul.

25552520_1669024889830096_921892651_o

E após a confirmação da morte, na madrugada desta terça-feira, 19, uma grande amiga do cantor, a artista Nine, divulgou uma carta deixada por ele. A investigação sobre a morte aponta que Kim Jong-hyun se suicidou por inalação de gases. No texto de despedida, ele fala sobre as dificuldades com a fama e a luta contra a depressão.

Segundo a integrante do grupo Dear Cloud e amiga pessoal de Jonghyun, o líder da banda de K-Pop enviou o bilhete e a instruiu a só levá-lo a público depois que ele “desaparecesse do mundo”.

Eu estava devastado por dentro. A depressão foi aos poucos me devorando, até me consumir. Não consegui superá-la. Eu odiava a mim mesmo. Não houve resposta, mesmo que eu continuasse chorando. eu preferia parar se eu não pudesse respirar. Perguntei quem poderia ser responsável por mim. Eu estava sozinho. É fácil terminar. É difícil terminar. Eu tenho vivido nessa dificuldade. Eu queria fugir. Isso é certo. Eu queria fugir. A fama nunca foi para mim. “Nunca aprendi a transformar a dor aborrecida em alegria. A dor é apenas a dor. Não faça isso. Por quê? Por que eu não posso acabar sozinho? Eu tentei descobrir o porquê. Estou doente por causa de mim. É tudo culpa minha e não posso fazer isso (…) Nenhuma pessoa viva é mais difícil do que eu, e ninguém é mais fraco do que eu. Então foi difícil. Era difícil ser conhecido, atingido. Está esgotado por enquanto. Apenas diga que eu fiz meu melhor. Se você não pode rir, não me culpe. Obrigado. Eu estava realmente preocupado. Bom dia”, destacou o cantor no trecho final do bilhete.

A agência “Yonhap” informou que a artista pediu o consentimento da família do astro para publicar a despedida. Nas redes sociais, Nine argumentou que se sentiu no dever de mostrar a carta por ser o último pedido do amigo. Anteriormente, contamos AQUI, que o líder do ‘SHINEE’ também enviou uma mensagem para a irmã. De acordo com o Daily Mail, a mensagem era preocupante e dizia:

“Tem sido muito difícil. Por favor, me deixe ir. Avise a todos que passei por momentos difíceis. Este é meu último adeus“. Segundo os relatos da imprensa internacional, ela entrou em contato com o serviço de emergência com medo de que o irmão fosse cometer suicídio. Infelizmente, ninguém conseguiu evitar a morte do jovem de 27 anos. Que tristeza! :(

Infelizmente, a depressão levou Jonghyun :(. Se você conhece alguém ou está passando por isso também seja forte e peça ajuda! O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. #LIGUE141